segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Assembleia Internacional de Servas em Piasky, Polónia



De 18 a 25 de Agosto foi a vez da Assembleia Internacional de Servas, um momento que se repete com uma periodicidade de 3 anos, onde se debatem assuntos relacionados com a Organização a nível mundial, se elegem novos dirigentes e se votam outros assuntos. Servas Portugal esteve representado pela Secretária Nacional, Carla Kristensen e pela Secretária da Paz, Alexandra Luis que trabalhou intensamente como 3ª moderadora e tradutora.
150 membros Servas de 53 páíses passaram uma semana intensa: nos primeiros dias houve alguns workshops sobre Direitos Humanos, projectos de Paz, redes sociais e média, "Peace begins with me", o futuro de Servas( valores a preservar e desejos para o futuro), como entrevistar futuros membros, etc.
Nos dias seguintes procedeu-se a várias discussões e consequentes votações: 3 países perderam o estatuto de países-membros (não conseguiram corresponder a uma série de requisitos estabelecidos nos Estatutos de SI) como a Letónia, Estónia, Egipto, Togo, Senegal, Bulgária, Islândia e Filipinas. Estes países continuam como grupos nacionais mas não terão direito a voto nem a pedidos de financiamento. Por terem conseguido alcançar esses mesmos requisitos outros países ganharam o estatuto de países membros como a Georgia, Irão e Quénia.
Foram aprovados os orçamentos e relatórios das várias comissões e dirigentes. Procedeu-se às votações para novos dirigentes e comissões. Destes, realço:

Presidente de Servas Internacional: Jonny Saagaenger - da Suécia
Vice-Presidente:                                Ann Greenhoug     - da Inglaterra
Secretário Geral:                               Jaime Romero        - da Colômbia
Coordenador de Listas:                     Arnoud Philippo     - da Holanda
Secretária da Paz:                             Danielle Serres      - da França
Tesoureiro-                                        Mirek Wasilewski   - da Polónia

Parabéns à nova equipa de dirigentes de Servas Internacional
Foram aprovadas várias moções que terão repercussões no futuro de Servas como a possivel contratação de um web designer para unificar e fazer manutenção das páginas de Servas Internacional que existem actualmente e que não são nada apelativas (!), ou criar um grupo de 5 jovens que dinamizarão a área da juventude, promovendo encontros nos 5 continentes; continuar o estudo para implementar o sistema Servas On Line; criar gurpos de trabalho que estabeleçam regras para projectos como Servas In Depth Long Stay Experience, Servas Youth Language Experience e outros.
Foi aprovada a realização da próxima assembleia internacional para 2015.
Além destas sessões de trabalho, houve também momentos de lazer, passeio de barco e apresentações de alguns países.
Costa Rica, Portugal, Singapura, Bélgica & Luxemburgo e Zâmbia
Servas Portugal levou alguns pin's relacionados com o tema Paz e Servas para vender e conseguimos vender todos!!! Agradecemos principalmente a Servas França e Servas Inglaterra pela importante contribuição. O lucro reverterá para a realização de actividades várias que iremos promover em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário