sábado, 7 de novembro de 2020

"As Sementes de Servas"

 Escrito por Bob Luitweiler, um dos fundadores de Servas, esta obra é um livro de memórias sobre os primórdios de Servas. 

Bob Luitweiler nasceu em 15 de novembro de 1918 em Nova Jersey, EUA e faleceu a 13 de abril de 2008 em Washington. Foi um pacifista, objector de consciência e filantropo. Neste livro Bob descreve a sua viagem em busca de respostas sobre a guerra e paz, sobre a natureza humana e sobre as relações pessoais. Estudou os movimentos das Escolas Populares na Dinamarca, dos Ashrams na Índia e dos kibbutzim em Israel.

A versão em Português do livro Seeds of Servas de Bob Luitweiler, publicado originalmente em língua inglesa em 1999, foi realizada no ano de 2020, fruto da ação da Vice-Presidência de Servas Internacional, Carla Kristensen,  membro de Servas Portugal desde 1986, e de Alvany Santiago, uma de suas assistentes, membro de Servas Brasil desde 2007. O projeto de tradução para a língua portuguesa está alinhado com a proposta de realizar atividades conjuntas entre Servas Portugal e Servas Brasil, bem como a expansão de Servas aos países lusófonos.

Foi criada uma equipe de voluntárias formada por cinco portuguesas e três brasileiras.

Nesta tradução para português destaca-se uma característica sui gereneris: assume-se o idioma português nas variantes de português de Portugal e do Brasil,  conforme a usada por cada tradutora. No método de trabalho adotado, os diversos capítulos do livro foram distribuídos por cada tradutora. Cabe agora a quem o ler,  descobrir e desfrutar de cada variante em que está escrito cada capítulo

A equipa:

Maristela é uma antiga amiga de Alvany, desde 1998, quando se conheceram em curso de inglês nos Estados Unidos. Tere de Paula é uma experiente e querida anfitriã Servas, e coordenadora de listas de Servas Brasil, e foi uma ótima oportunidade de desenvolvimento das duas, participando de um projeto internacional. Em Portugal, Carla lançou o repto a uma mão cheia de ativas e empenhadas associadas Servas Portugal: Isabel Chaves, Sílvia Steiner, Amélia Pedrosa e Claudina Machado, atualmente a trabalhar no Reino Unido. O desafio foi entusiasticamente aceite. Sílvia é tradutora profissional e auxiliou igualmente na revisão do inglês. Amélia assumiu a revisão geral da obra, com exceção desta mesma nota, cuja redação e revisão são da responsabilidade das coordenadoras do projecto. 

Um agradecimento especial a toda a equipa, que abraçou este projeto com paixão, em torno do pensamento de Bob Luitweiler, percorrendo o mundo através do seu relato, criando momentos de reflexão, que se espera venham a ser reproduzidos  noutros países, nomeadamente nos países lusófonos.

Lembramos que este foi um trabalho realizado e concluído em tempos de pandemia, com as limitações impostas pela mesma, recorrendo por sistema à comunicação à distância, ao teletrabalho, que apenas retarda o dia em que esta equipa se poderá reunir algures no planeta Terra e,  celebrar ao vivo a amizade e o oceano que nos unem!

Pode fazer o download do livro "As Sementes de Servas" de Bob Luitweiler clicando:

AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário