terça-feira, 7 de novembro de 2017

Viagens pela Roménia

Servas é um mundo dentro do mundo, tem a ver com viagens, assim como criar laços de confiança e partilhas com pessoas distantes geograficamente mas perto em modos de pensar e viver.
Confirmo isso sempre que viajo. Desta vez resolvi comprar uma passagem para Bucareste, na Romênia, sem grandes planos nem expectativas. Contactei um casal romeno Servas, o Bogdan e a Nicol, que já tinham passado por minha casa há 3 anos atrás, e com quem tinha mantido contacto desde então. Graças a eles e à sua extraordinária disponibilidade, esta semana foi intensa e muito bem sucedida. Com a Nicol visitei o Museu das Aldeias, na capital, um parque enorme onde foram trasladadas várias casas típicas de várias regiões da Romênia. Depois ela levou-me para Rasnov, na região de Brasov, Transilvania onde um amigo guia turístico andou comigo um dia e meio a mostrar-me os vários castelos e atracções da zona, incluindo o castelo do Drácula. O Bogdan também me mostrou uma parte de Bucareste, incluindo o magnífico Ateneu.
Só tenho a dizer que esta semana não teria sido a mesma sem a companhia e alegria destes meus amigos Servas.
A Romênia é um país lindo, rico em cultura e paisagens deslumbrantes, uma História de movimentos sociais, um povo simpático e hospitaleiro. Quase toda a gente fala inglês, a moeda é o LEI, as deslocações são fáceis, o clima, no Outono, é frio (até com neve) e o custo de vida é mais barato que em Portugal.
Carla Kristensen 3/11/2017

 Foto de SERVAS PORTUGAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário