terça-feira, 9 de novembro de 2010

III Encontro Ibérico - Hinojosa del Duero


Ainda não decorreram assim tantos anos, que já se tenha tornado tradição, todavia o Encontro Ibérico, que reúne membros Servas de Portugal e Espanha, está-se a tornar um momento importante na vida dos seus participantes.
A 1ª edição teve lugar em 2008, em Alburquerque (Espanha) num bonito castelo convertido em Pousada. A 2ª edição foi na Serra da Estrela (Portugal) em 2009, na Pousada de Juventude. A sua 3ª edição aconteceu este ano em 30 de Abril e 1 e 2 de Maio de 2010, em Hinojosa del Duero (Espanha).
Resolvi ir até ao Porto, de comboio, de onde apanhei boleia com a Amélia e a Angélica. Decisão acertada pois, além de poupar dinheiro, fui em muita boa companhia; divertidas como estavamos a viagem decorreu rapidamente.Atravessada a fronteira, chegamos sem qualquer problema à aldeia, que nos surpreendeu pela extrema calma e beleza da paisagem circundante. Fomos as primeiras a chegar e fomos recebidas pelos organizadores, Rufino e esposa, que nos fizeram uma breve visita guiada ao pequeno hotel onde pernoitariamos. Explicaram-nos que o hotel estava reservado para o nosso grupo, a cozinha estava à nossa disposição, o pequeno-almoço seria preparado por nós (grupo todo) e depois teriamos que arrumar e limpar tudo. Como eramos os unicos hóspedes, estavamos como em nossa casa. Que maravilha!!!
Seguiu-se a chegada de outros participantes, alguns já conhecidos de encontros anteriores, pelo que aproveitamos para contar as novidades e conhecer caras novas.
Passadas umas horas fomos todos para o Restaurante ao fundo da rua, onde pudemos apreciar comida espanhola.
No dia seguinte acordamos cedo e após o pequeno-almoço seguimos para o que seria um dia intenso de caminhadas. Parte dos trajectos feitos de carro, parte feita a pé, por entre caminhos de terra alcançamos miradouros fenomenais, alguns conseguiram superar o cansaço e apreciaram a cascata sobre o rio de las Uces, admiramos o inselnberg "La Peña", alguns até tiveram a "ousadia" de o escalar!!!
Por entre tanto esforço físico, com pausas para comer e descansar, o mais bonito de se ver era a partilha desta experiência e a alegria que reinava.
Após várias caminhadas e lugares bonitos, regressamos a Hinojosa e jantamos no mesmo restaurante. Após o jantar alguns foram confraternizar para um bar perto, outros ficaram a conversar tranquilamente na sala do hotel.
No dia seguinte fomos de carro, para além da fronteira, visitar Castelo Rodrigo e Barca d'Alva, com a sua estação de comboios tristemente abandonada e vandalizada.
Nós, os portugueses, depedimo-nos nesta altura dos nossos amigos espanhois e demos assim por terminado esta fantástico fim de semana, num almoço algures a caminho do Porto.
Resta-me desejar que chegue depressa o próximo Encontro Ibérico, cá estaremos, em Portugal, prontos para proporcionar alguns dias de agradável camaradagem, em pleno espírito Servas: somos todos amigos e o mundo é a nossa casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário