quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AMIGO (A)


Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo
Amigo é um sorriso
De boca em boca
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar,
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, já é, uma grande festa!




By: Alexandre O'Neil

Fantástico fim de semana na Serra d'Aires e Candeeiros












Amigos servas... nacionais e "além mar",
Costumo escrever cartas e postais aos amigos, porque sabe sempre bem receber cartas no correio, daquelas com endereço, remetente e até com selo!!!
No meio de todas as propagandas á nova modalidade da Zon ou Tv cabo, sempre a oferecer mais e mais barato (pois sim!), o melhor é receber e abrir, sentado no sofá, aquela carta do amigo distante ou do familiar que foi de férias e nos envia o postal local!!!
Na nova era da tecnologia, aproveito a rapidez e eficiência (aqui sim, vale a pena) da net para deixar as últimas novidades!
Que fantástico fim de semana se passou em Serra D'aire e Candeeiros, em companhia de diversas amigas Servas!! Estivemos na associação Terra Chã, no fim de semana de 22/23 de Outubro, muito fértil em iniciativas e projectos de preservação do meio ambiente, com gente muito simpática e conhecedora da região!!!
Como sou nova nestas andanças, foi a minha primeira Assembleia Geral, com direito a lanche e tudo, não sabia como se desenrolavam estas partes mais "oficiais" da associação!! É óptimo notar que, embora com poucos membros, somos muito organizados...ou talvez deva dizer, organizadas, pois faltaram elementos masculinos no grupo!!! tomámos nota!
Depois de muitos relatos sobre viagens e aventuras por todo o mundo, que me deixaram com água na boca para as minhas próximas viagens, tratámos da parte "oficial"!!!
No dia seguinte, veio a aventura em plena serra, a associação terra chã, organiza passeios com o pastor e o seu rebanho de cabras!! Extremamente original, esta iniciativa! Pelo que nos relatou o organizador desta caminhada, existiam muitos rebanhos na serra, até ao início do desenvolvimento forte de suinicultura, passados alguns anos este ramo de actividade deixou de ser tão procurado e a região ficou sem qualquer uma das actividades agrárias!
Actualmente tenta-se que os rebanhos e o pastor voltem á serra, e o desenvolvimento destas caminhadas pretende chamar atenção para o efeito sobre a fauna e flora da passagem do rebanho! Mostrou-nos também um projecto de reintrodução da gralha de bico vermelho, que não tem tido sucesso na sua nidificação (ninhos feitos nas "fundas"/grutas de calcário existentes na serra), provavelmente devido ás aeólicas que foram recentemente colocadas no cimo da serra

Acompanhados do flautista mais charmoso de toda a serra, percorremos autenticos caminhos de cabras, que deixaram "de rastos", os menos habituados a estas andanças! O nosso "bornal" do pastor tinha um recheio digno do melhor pick-nick serrano, com direito a navalha de pastor (que agora anda diáriamente na minha carteira) caneca de barro para o vinho, queijo, azeitonas, broa...já estão com apetite???
Na descida, a chuva veio fazer companhia e provocou algumas escorregadelas que resultaram num acidente a uma das nossas amigas, felizmente penso que já está melhor!!
As caminhadas têm destas coisas, mas com a boa disposição que apresentava no final ao receber o diploma de pastora, não me pareceu que fosse desistir destas aventuras tão cedo!!!
Esperando novas caminhadas e continuando a acreditar num mundo melhor,
deixo-vos com algumas fotos deste fim de semana, para vos abrir o desejo de participar na proxima aventura servas!
abraços apertados,


ISABEL PIRES (Viseu)